19 setembro, 2008

Dicas Profissionais - 4º Tema - Sucesso Profissional

SUCESSO PROFISSIONAL
21 - Tenha um sonho e batalhe por ele. “Você só consegue resultados de longo prazo se for consistente, e isso só se alcança com energia e disciplina”, diz Almir Narcizo, presidente da Nokia no Brasil. Ele é filho de alfaiate e sempre quis ser presidente de empresa.
22 - Acredite no seu potencial. “De vez em quando, pergunte-se o que você quer fazer da vida. Essa reflexão vai levá-lo a descobrir o que o faz feliz na vida e na carreira”, explica Marcelo Lacerda, presidente da Lanxess no Brasil.
23 - Não tenha tanta pressa de subir. “Espere os resultados aparecerem”, diz Fabio Prado, vice-presidente de marketing da Unilever. Para chegar lá, sua trajetória precisa ser consistente.
24 - Invista em sua educação para se manter atualizado sempre. O presidente da construtora Gafisa, Wilson Amaral, lembra que uma boa base acadêmica ajuda a racionalizar o que é intangível.
25 - “Trabalhe com pessoas melhores do que você, que saibam mais do que você”, afirma Gustavo Marin, presidente do Citi no Brasil.
26 - Forme sucessores. Sem alguém para ficar no seu lugar, a sua promoção corre o risco de emperrar.
27 - Quando o assunto é sucesso, Fabio C. Barbosa, presidente do Banco Real, explica que o mais importante para crescer na carreira é respeitar os próprios valores.
28 - Evite associar promoção a sucesso. “Ao ser promovido, você ganha mais trabalho e um aumento pequeno, que não muda a vida de ninguém”, afirma a escritora americana Penelope Trunk.
29 - Faça mais do que seu cargo pede e sua formação permite. “Também se ofereça para ajudar”, diz Adriano Chemin, um dos vice-presidentes da Oracle.
30 - Mesmo que seja uma chatice, estude finanças. As empresas precisam de quem pense em perdas e ganhos.
31 - Admita para você mesmo que nem sempre sucesso traz felicidade, pois pode prejudicar sua vida pessoal se aumentar a carga de trabalho. “Cuidado para não ficar com o ego inflado. Um bom desempenho não depende só de você”, diz Luiz Alberto Hanns, psicanalista de São Paulo.
O sucesso profissional não é o único caminho de felicidade e as dicas podem ser ampliadas, mas se você fizer esse básico, terá uma dará "upgrade" em sua carreira.

Nenhum comentário: