23 setembro, 2008

Dicas Profissionais - 6º Tema - Relação com o chefe


38 - Na hora de criticar o superior, ajuste a comunicação. “Se ele for objetivo, aja da mesma forma”, diz a consultora Simone Lasagno, da Career Center.

39 - Se o chefe fica no seu pé o tempo todo, antecipe os prazos de relatórios. Descreva tudo o que está fazendo.

40 - Quando for necessário dizer um “não”, analise a situação, afinal, ele é o chefe. Se não der mesmo para atendê-lo, seja objetivo e apresente uma boa justificativa ou pergunte se dá para resolver a questão posteriormente.

41 - Para se sair melhor numa negociação com o chefe, seja para pedir aumento, férias ou desfazer uma injustiça, anote seus motivos. “Depois, leia-os em voz alta, para ver a força de seus argumentos”, diz Gerson Correia, da Talent Solution.



Tema mais complicado de fazer comentários, afinal o chefe sempre pode ter a faceta do mal ou do companheiro, um chefe-líder faz qualquer empresa decolar e um chefe carrasco consegue fazer qualquer colaborador pensar meia vez antes de aceitar qualquer nova proposta.



Mas sem maniqueísmo, a maioria do chefes são mutantes entre esses dois, o meu é a mistura, inteligente, líder, competente, mas às vezes.... e o seu chefe como é?

Nenhum comentário: