28 setembro, 2008

Dicas Profissionais - 8º Tema (Último) - Networking


55 - Aproxime-se das pessoas por afinidade, e não por interesse. Esteja aberto à possibilidade de fazer amigos, mas, se não tiver intimidade, a cerimônia faz bem.

56 - Cadastre-se em redes de networking online como o LinkedIn, acessada por mais de 10 milhões de executivos em todo o mundo. “Localizo pessoas que estão fora do meu círculo imediato”, diz Gerson Correia, da Talent Solution, de São Paulo.

57 - “Não aborde as pessoas como um ‘coitadinho’. Entenda que networking é mesmo uma via de mão dupla: um dia você aciona, num outro é acionado”, diz a professora Tania Casado, da Universidade de São Paulo (USP).

58 - Se você é disciplinado para escrever toda semana, mantenha um blog sobre um tema no qual é especialista.

59 - Atue com freqüência na sua rede de relacionamento via internet. “Não responder um e-mail é o mesmo que deixar o telefone fora do gancho”, diz Marcos Sêmola, diretor de operações de risco da Atos Origin no Reino Unido.

60 - Esteja disponível para sua rede de contatos. Evite pedir ajuda e depois sumir do mapa. Agende encontros para manter sua lista de contatos atualizada. “As pessoas percebem que você está marcando presença apenas para garantir favores futuros”, diz Célia Leão, consultora de etiqueta e colunista da VOCÊ S/A.

61 - “Cuide para não se deixar seduzir por cargos na hora de escolher com quem vai se relacionar. Há gente interessante em várias posições, como gerentes e analistas”, diz Claudia Goulart, gerente-geral de HealthCare América Latina da GE
A mais complicada de todas as dicas, mas tenha toda a certeza que é a mais importante. Em todas as promoções serão consideradas os fatores técnicos, mas se a sua rede for bem montada ela proporcionará um série de oportunidades e vantagens sobre aquelas pessoas que não possuem um boa rede de contatos.
Para quem está acompanhando o blog, espero que as dicas tenham esclarecido algumas dúvidas. Continuem visitando o blog, novidades virão.

Nenhum comentário: