28 setembro, 2008

Dicas Profissionais - 8º Tema - Gestão da Carreira




48 - “Responda quem são seus demônios, quem te combaterá, quem são seus anjos e quem será seu aliado?”, sugerem W. Chan Kim e Renée Mauborgne no livro A Estratégia do Oceano Azul (Ed. Campus/ Elsevier).
49 - Também dos autores: “Antes de começar uma batalha, conquiste as vozes mais poderosas para ficar ao seu lado. Identifique os detratores e defensores, esqueça os indiferentes. Busque produzir bons resultados para todos”.
50 - Prepare-se para períodos de turbulência toda vez que for tirar as pessoas de sua zona de conforto.
51 - Cuide de seu perfil virtual, tudo o que sai sobre você na web. Não faça na internet o que você não faria perante amigos, familiares, clientes ou chefe.
52 - Estude o conceito de sustentabilidade para ajudar a empresa a sobreviver numa nova realidade no mundo dos negócios. Esse conhecimento faz toda diferença na carreira. “A demanda por profissionais especializados está crescendo”, diz André Fischer, coordenador do MBA em RH da FIA e da pesquisa que dá origem ao Guia VOCÊ S/A–EXAME — As Melhores Empresas para Você Trabalhar.
53 - Mantenha seus dados atualizados na web e crie material interessante sobre os assuntos que você domina. Não esqueça de fazer buscas constantes para gerenciar seu nome e imagem na rede.
54 - “Seja um profissional adulto. Para crescer é preciso se comportar diferente, parar de reclamar e perceber que é responsável por si mesmo”, diz o psicólogo José Ernesto Bologna.

Quer ver como isso funciona em detalhes, leia A Arte da Guerra de Sun Tzu. Essa dica vale muito.

Um comentário:

J. Felipe disse...

Esse é o livro!
Poucos falam dele
Estudantes mencionam Monge e o Executivo, O segredo.
Infelizmente esquecem desse grande livro milenar que ensina como administrar. Tanto a vida como o mundo ao seu redor.